sexta-feira, 19 de março de 2010

Anna Maria Maiolino (Scalea, Itália, 1942)


Anna Maria Maiolino (Scalea, Itália 1942). Gravadora pintora, escultora, artista multimídia e desenhista.

*Em 1961, inicia curso de gravura em madeira na Escola Nacional de Belas Artes - Enba, no Rio de Janeiro, e integra-se à “Nova Figuração”, movimento de reação à abstração e tomada de posição frente ao momento político brasileiro.

*Freqüenta o ateliê de Ivã Serpa no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/MAM. Em 1967, participa da “Nova Objetividade Brasileira” que, entre outros preceitos, propunha a superação do quadro de cavalete em favor do objeto, sendo organizada por críticos e artistas, entre eles Hélio Oiticica.

*A partir da década de 1970, começa a trabalhar com diversas mídias, como a instalação, a fotografia e filmes. Participa, em Curitiba, do 1º Festival do Filme Super-8, premiada com o filme “In-Out, Antropofagia”,seu primeiro trabalho em vídeo.

*Em 1978, realiza “Mitos Vadios”, num terreno baldio da rua Augusta, em São Paulo, e, em 1981, na rua Cardoso Júnior, “Entrevidas”, quando dúzias de ovos de galinha são espalhados pelo chão, para que o público tivesse que driblar um “campo minado”.

*Na década de 1980, começa a trabalhar com a argila por influência do artista argentino Victor Grippo.


Fonte: Itaú Cultural.





Documentário sobre a artista Anna Maria Maiolino
realizado em novembro de 2004 para a série RioArte Vídeo / Arte Contemporânea.




OBRAS

Fome Zero, Instalação


Buraco Negro, Desenho.



Sem Título, 2000, da série Contínuos. Nanquim sobre Papel.



(In Out) Antropofagia.Filme super 8


Cerâmica


Série "Leonardo I". Fotografia e impressão sobre papel.



Gostou? O que acha de explorar o site da 7ª Bienal do Mercosul - Grito e Escuta - e saber um pouco mais das obras expostas?

Nenhum comentário: