segunda-feira, 3 de maio de 2010

Projeto Priscila e Tayla

TÍTULO: Órfãos, de quem é a culpa?



TEXTO: Você vê, mas não enxerga. É com essa frase que iniciamos esta discussão referente ao nosso projeto. Os órfãos do Brasil, as crianças e adolescentes sem pais, ou seja, pais falecidos ou ausentes no seu dia-a-dia. Os problemas que giram em torno desta realidade são muitos, o que acaba gerando conflitos não só para a família problemática, mas para a sociedade que acaba corrompendo e assassinando os sonhos dessas sementes. De quem é a culpa? Dos pais? Da escola? Da sociedade? Ou da tecnologia? São muitas perguntas, mas as respostas continuam ausentes. No meio em que vivemos nos deparamos com muitas situações absurdas, tais como: prostituição infantil, pedofilia, violência moral e física, uso e tráfico de drogas, mortes, ausência afetiva, etc. Todos esses problemas refletem na formação do individuo, que acaba se tornando inseguro, agressivo, revoltado e que não conhece seus limites. È nesse momento que citamos os vários problemas do mundo. Se os pais fossem mais presente e dessem mais atenção aos seus filhos, será que eles não seriam mais dóceis, alegres, sonhadores e educados? Ou será que esta responsabilidade não seria da escola? Que se tornou apenas um depósito de crianças, sem perspectivas nenhuma de vida. È nesse momento que compartilhamos esta crítica, para que vocês observadores pensem a respeito deste assunto que é tão comum e ao mesmo tempo tão banal aos olhos da sociedade. O que podemos fazer para auxiliar esses órfãos? Que medidas podem ser! tomadas? Será que a violência não é um pedido de socorro? Pense, reflita, aja!!!
A partir do tema proposto, que por sinal é muito amplo. Organizamos três trabalhos que resumem a nossa visão referente ao tema: Órfãos. De quem é a culpa? No primeiro, intitulado de: VOCÊ VÊ, MAS NÃO ENXERGA, trabalharemos a Pintura, usando como base um espelho (a base já torna o trabalho contemporâneo, pois renuncia a tradição das telas), a nossa “tinta” será um batom vermelho e utilizaremos também para compor este trabalho artístico o papel contact preto. O tema escolhido foi à prostituição infantil e na adolescência. Usaremos a frase: Você vê, mas não enxerga! A partir do momento que o observador analisar o espelho, verá primeiramente o seu próprio reflexo. Esta é uma questão de egoísmo e vaidade. Mas o que desejamos que percebessem além do seu próprio reflexo é a silhueta da menina, o batom vermelho e a escrita no espelho e porque utilizamos estes materiais.
O segundo trabalho: SINAIS, se resume a uma Pintura Conceitual, que irá interferir na paisagem urbana. Utilizaremos duas placas de sinalização, uma de PARE e a outra sinalizando a passagem de pedestres. Interferindo digitalmente nas imagens com palavras e símbolos, alterando as palavras e as imagens para o tema proposto. Quando observamos uma placa de sinalização, aprendemos a parar e observar o que ela determina. Por este motivo escolhemos as placas de sinalização para “chamar a atenção” ou “alertar” o observador. Seguindo o mesmo estilo a faixa vermelha que será inserida digitalmente em um edifício e uma escola das respectivas cidades de: Campo Belo do Sul e Lages. A faixa estendida no edifício com a palavra PAIS seguida de um ponto de interrogação, tendo a mesma finalidade das placas de sinalização, ou seja, de “chamar a atenção” ou “alertar” os habitantes. Para dar um impacto maior na fotografia, utilizaremos o cutout na imagem, deixando a faixa e as placas em cores e o restante da fotografia em preto e branco.
O terceiro e último trabalho, com o título: E AGORA?, será de Pintura Híbrida. Utilizaremos um coração derretendo feito em madeira como base. Sobre ele adicionaremos alguns objetos que remetem a infância das crianças órfãs, mas estes brinquedos não estão intactos, estão quebrados e rasgados. Eles anexados no grande coração, para compor a idéia proposta, ou seja, de que a vida de uma criança com pais ausentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABÉNS PRISCILA POR SEU BLOG. POR SEUS PROJETOS E PRÁTICAS ARTISITCAS CONTEMPORÂNEAS. CORRE "SANGUE DE ATISTA" EM SUAS VEIAS...CONTINUE ASSIM E COM CERTEZA TERÁS UM BELO FUTURO ARTISTICO !
PROF.VERA MELIM