segunda-feira, 19 de abril de 2010

Projeto Mémórias - Priscila Bonatto e Priscila Tonon - Linguagem da Pintura

DISCIPLINA: PINTURA CONTEMPORÂNEA

ACADÊMICAS: PRISCILA BONATTO E PRISCILA TONON RAMOS

TÍTULO: MEMÓRIAS

A) Memórias, quem não as tem? Boas, ruins, angustiantes ou prazerosas: seja lá como for, fazem parte da vida de qualquer pessoa. É sobre isso este trabalho. Sobre as coisas que marcaram as vidas das acadêmicas, sobre os momentos que deixaram saudade, que deixaram marcas dolorosas ou que iniciaram algo que persiste até hoje. Além disso, há a questão de estar “revelando” para outras pessoas os nossos próprios segredos, as coisas particulares de cada uma. O permitir que um desconhecido percorra as nossas vivências sem saber direito quem somos. Afinal, isso está comum nos dias atuais, não é? Expor a própria vida é hoje algo corriqueiro. A internet está repleta de recursos que possibilitam isso e há algo de muito interessante na vida do outro e em mostrar a própria vida.

Para realização do trabalho, utilizaremos 16 balões, de modo que cada acadêmica se encarregará de oito: oito lembranças ruins, oito lembranças boas. Os balões serão pendurados com fio de nilon em um corredor da universidade como uma cortina, de modo a dificultar a passagem das pessoas. Dentro de cada balão haverá pedaços de papéis com pinturas e poemas visuais, remetendo às lembranças. Além disso, no exterior dos balões será trabalhada a questão da textura visual, de acordo com a mensagem que ele carrega. No meio do corredor haverá um cubo e, sobre ele, uma caixa e uma agulha. Acima, um papel pendurado com a instrução: “Estoure um balão e deposite a mensagem dentro da caixa”. Quando as pessoas estourarem os balões, de seu interior cairá purpurina preta para as mensagens ruins e, para demais, purpurina colorida.

B) O trabalho possui características como efemeridade, utilização de suporte e técnicas diferenciadas e a questão do poema visual.

D) Consideramos o trabalho como um misto de pintura, poema visual, arte contemporânea e instalação.

E) Os balões apresentam-se suspensos, carregando mensagens que dependem de um único estímulo (a agulhada) para virem à tona. Assim também acontece com as lembranças, que surgem a partir de estímulos variados. Além disso, a caixa representa nós mesmas, as acadêmicas, e nossas lembranças ali guardadas.

Priscila Tonon


Priscila Bonatto





Nenhum comentário: