quinta-feira, 1 de abril de 2010

Projeto 1 Priscila Tonon Ramos - Vítimas?

(Desenho, Fotografia, Instalação)

Tema: Vítimas?

MATERIAIS: Giz para quadro negro, tecido, aparelhos eletrônicos e sucata.

Justificativa:

Para criticar a sociedade contemporânea e o homem moderno resolvi aproximar um símbolo que representa vítimas de crimes com objetos de uso cotidiano. O corpo demarcado no chão, com giz, esses traços que vemos em filmes policiais americanos, foi meu suporte para a concretização destes trabalhos, são ingênuas formas arredondadas feitas em um chão de cimento, formas essas de contornos simples (quase infantil), que constroem pessoas estiradas no chão realizando algumas ações. Quem são essas pessoas? Quem são esses contornos sem face e sem identidade? Qual a nossa complexidade?


São realmente vítimas? São os próprios causadores e responsáveis por seu próprio fim?

Pensar em organizar esses corpos em lugares urbanos estratégicos instalando a idéia de quem é e o que faz o homem moderno também faz parte deste projeto, principalmente em nossa universidade, para que a intervenção possa ser significativa.

Como os traços são efêmeros, com um simples toque se desfazem, chuva, tempo, tudo isso contribui para que aos poucos eles acabem desaparecendo (outro ponto interessante para o porque do uso deste ao invés de tinta ou outros materiais), usarei a fotografia para poder registrá-los.


O Homem Moderno - Giz, tecido e teclado de computador.


Fácil, como fechar os olhos- Giz Branco e Fita de Cetim



Vamos saudar o Rei - Giz Branco e Sucata


Estresse. Eu te avisei - Giz, tecido e aparelho telefônico



Um Brinde - Giz, lata de refrigerante e garrafa de cerveja.


Só dói quando eu respiro - Giz, tecido e lacres de latas de refrigerante



Um comentário:

Unknown disse...

INTERESSANTE! As imagens são carregadas de significado e enigmas. De questionamentos e de reflexões sobre o homem contemporâneo. Os hábitos, costumes e transgressões de valores morais e éticos, levam o homem de transgressor a vítima cíclicamente. Se a arte conteporânea pretende fazer uso das coisas da vida e do mundo, você as usou com inteligência! Parabéns!